História e Curiosidades sobre os Blocos de Montar

17 de julho de 2017

História e Curiosidades sobre os Blocos de Montar

Responsáveis por conquistar tanto crianças quanto adultos, os blocos de montar têm uma grande versatilidade, podendo serem usados de infinitas formas, mas você sabe como eles surgiram?

História

Meccano: precursor dos blocos de montar

A história dos blocos de montar se inicia no final do século XIX. Peças de encaixe em madeira deram origem à ideia do brinquedo que conhecemos hoje.

Na mesma época, existia uma versão em metal, engrenagens e parafusos, que além de ser considerado um brinquedo, era complexo e sofisticado o suficiente para ser usado em protótipos e projetos de engenharia!

 

Modificações

Mais de meio século depois, com o desenvolvimento do plástico e sua utilização nos brinquedos, uma indústria adaptou as peças encaixáveis de madeira para essa nova matéria-prima, e em 1958, após várias adaptações, o modelo clássico de tijolo que conhecemos hoje foi desenvolvido.

Desde então, esse brinquedo conquistou o mundo e diversas áreas, utilizado desde para o lazer até para a área educacional e profissional.

Hoje existem diversas variações de blocos de montar em plástico: peças com encaixes grandes e pequenos, produtos que montam cenários e personagens de filmes, desenhos infantis, além de diversas marcas e fabricantes.

Curiosidades

Agora, confira algumas curiosidades sobre este brinquedo, que é considerado o mais importante do mundo:

  • Com apenas 6 blocos de 8 pinos, é possível criar cerca de 915 milhões de combinações. Quase 1 bilhão!
  • Uma única empresa produz anualmente mais de 36 bilhões de blocos de montar, o que seria o suficiente para dar 5 voltas ao redor do nosso planeta.
  • Um dos projetos mais impressionantes já produzidos com blocos de montar é o Abismo de Helm, de O Senhor dos Anéis, contendo mais de 150 mil peças na composição e levou 6 meses para ser construído.
  • Existem obras de arte famosas e autorais reproduzidas com blocos de montar.

 

Abismo de Helm, de O Senhor dos Anéis.

Releitura de “Relativity”, de Maurits Cornelis Escher.

Não deixe de conferir a linha de blocos de montar da Ciabrink, somos distribuidores exclusivos da marca Fun Lock3 para o Brasil e América Latina; marca que apresenta conceitos exclusivos de peças de encaixe com interações de pistas de bolinhas, personagens e cenários.

Aventura com Bolinhas – Ref. 176
Super Fazenda com Bolinhas – Ref. 200
Super Tubos com Bolinhas – Ref. 181

Conheça todos os produtos da linha de blocos de montar.