História e Curiosidades sobre o Quebra-cabeça

19 de julho de 2017

História e Curiosidades sobre o Quebra-cabeça

A origem do quebra-cabeça é uma dúvida, e não há nenhuma comprovação sobre a data e o responsável pela sua criação. Na China existia o Tangram, com uma história de criação milenar, é um quebra-cabeça com peças geométricas que formam milhares de figuras com apenas 7 peças, porém se diferencia bastante do modelo tradicional o qual conhecemos.

Uma das teorias mais aceitas é de que o quebra-cabeça foi inventado por um cartógrafo inglês em 1760, colando mapas em placas de madeira e cortando-as em pequenos pedaços. O material serviu para ajudar as crianças a aprender sobre geografia.

Primeiro quebra-cabeça criado, com atribuição à John Spilsbury – 1766.
Tangram, variação oriental do quebra-cabeça, em que é possível produzir várias formas, apenas com combinações diferentes entre as peças

 

Crescimento

Em 1820, o quebra-cabeça já fazia um enorme sucesso, sendo um dos principais brinquedos da época, com diversas gravuras e pinturas. As peças como conhecemos hoje, apareceram um século após a invenção do cartógrafo inglês, e a Revolução Industrial que acontecia no período, contribuiu para a baratear o custo de produção e popularizar ainda mais o brinquedo.

Um segundo grande momento para a história do quebra-cabeça foi na Grande Depressão de 29, com a grande taxa de desemprego, o brinquedo serviu como uma forma de distrair as pessoas dos problemas e dificuldades da época. A partir desse momento, vários outros tipos de quebra-cabeças foram inventados, chegando até aos modelos em 3 dimensões.

Quebra-cabeça 3D do Taj Mahal.

 

Curiosidades

Confira agora algumas curiosidades sobre o quebra-cabeça:

  • Estudos mostram que o quebra-cabeça serve como uma forma de fortalecer o elo familiar e torna o diálogo mais fácil entre pais e filhos, já que o ambiente relaxante facilita a conversa;
  • O jogo é conhecido por auxiliar pacientes com Mal de Alzheimer;
  • O maior quebra-cabeça lançado comercialmente possui 32.256 peças, mede cerca de 5,44m x 1,92m e pesa cerca de 17kg;
  • Ajuda a desenvolver a noção espacial, cognição, visão, socialização, coordenação motora, raciocínio lógico, imaginação, percepção e paciência;
  • A reprodução do quadro “Convergence”, de Jackson Pollock, é considerado um dos quebra-cabeças mais difíceis de se montar.

 

“Convergence” – Quebra-cabeça inspirado na obra de arte de Jackson Pollock.
“Double Retrospect”, de Keith Haring, considerado o maior quebra-cabeça do mundo.

 

A Ciabrink possui diversas linhas de quebra-cabeças com diferentes temas, são mais de 30 itens. Confira:

 

 

Confira a nossa linha completa de quebra-cabeças aqui: