História dos Jogos de Tabuleiro

27 de dezembro de 2017

Existem milhares de jogos de tabuleiro registrados no mundo todo, tão diferentes entre si, que nem parecem ter relação. Jogos de civilizações, jogos clássicos e até jogos de festa. A lista é enorme! Por isso, nós separamos os jogos de tabuleiro mais importantes da história, além de buscar suas origens. Confira.

Mundo Antigo

Os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C., e o jogo mais antigo conhecido chama-se “Mancala”, com origem africana. Trata-se de uma família de jogos praticados com sementes, que têm um viés matemático, pois funcionavam em um sistema de contagem e captura de sementes do jogador adversário. O jogo é tão simples que o tabuleiro podia ser construído com buracos no chão de terra. Esse jogo é considerado o “pai de todos os jogos de tabuleiro”.

Duas meninas jogando com um tabuleiro de Mancala, 2015.

 

Em 4.500 anos a.C., as raízes de outro jogo foram encontradas. Com o nome de “Jogo Real de Ur”, ele consistia em uma espécie de jogo de transporte de peças, em que era necessário mover as peças de um ponto ao outro do tabuleiro. Assim como o Senet, outro jogo semelhante, ele é conhecido como o inspirador de um jogo bem conhecido e atual: o Gamão.

Tabuleiro do “Jogo Real de Ur”, datado em mais de 4000 anos.

 

O Pai do Xadrez

Acredita-se que o Chaturanga, um jogo indiano, tenha sido criado cerca de VI anos d.C., e tanto o seu formato quanto suas peças são muito semelhantes ao nosso jogo atual de xadrez, mesmo que algumas regras sejam diferentes. O Chaturanga tinha algumas variantes e podia ser jogado com 2 ou 4 jogadores, e possuía 6 tipos diferentes de peças.

Tabuleiro de Chaturanga. Note a disposição das peças e a quantidade de adversários.
 

Tabuleiro Vivo

O Ludo ou Pachisi, como é conhecido na Índia, seu país de origem, é um jogo de “corrida”, em que o objetivo é fazer com que as 4 peças de cada jogador deem a volta no tabuleiro antes das dos adversários. Podendo ser jogado com até 4 pessoas, é um jogo muito divertido e desafiador. O jogo de Ludo fazia tanto sucesso na antiguidade, que um imperador indiano construiu um tabuleiro gigante e usava pessoas de verdade no lugar das peças.

Tabuleiro padrão do Jogo de Ludo. Toque na imagem para mais informações.

 

Atualidade

A lista de jogos de tabuleiro atualmente é gigante, os jogos tradicionais como Dama, Trilha e Xadrez ainda existem e são muito requisitados, mas novos formatos com conceitos e tecnologias inovadores como: jogos de gestão financeira e de recursos, conquista de território, jogos de detetive e de interpretação de papéis, como o RPG, conquistam cada vez mais espaço. O sucesso de alguns jogos é tão grande que há uma estimativa de ter sido comercializado mais de 250 milhões de unidades de um famoso jogo financeiro de tabuleiro.

Salão de Jogos com uma grande variedade de Jogos de Tabuleiro. Existem, pelo menos, 50 mil jogos registrados dessa categoria de acordo com o site BoardGameGeeks.

 

A Ciabrink possui uma linha de jogos clássicos de tabuleiro que, além de divertida, exercita a criatividade e o raciocínio lógico. São jogos de xadrez, ludo, dama e trilha, entre outros. Confira os jogos disponíveis no nosso catálogo e adquira o seu, pois a melhor forma de aprender, é brincando.

 

 

Clique aqui e confira nossa linha de Jogos de Tabuleiro