A Importância do Brincar na Infância

19 de julho de 2017

A Importância do Brincar na Infância

Correr, pular amarelinha, jogar bola… as brincadeiras estão presentes em nossas vidas desde os primeiros dias de vida, e são responsáveis por desenvolver vários aspectos positivos nas crianças. É por meio da brincadeira que as crianças aprendem a refletir e experimentar situações novas e do seu cotidiano; se desenvolvem, criam representações e vivenciam experiências.

Atualmente, a brincadeira é relacionada à perda de tempo por alguns pais, que priorizam, com as melhores intenções, cursos e atividades extraescolares, preenchendo a rotina da criança com compromissos e deixando menos tempo para o lazer. Porém, tão importante quanto essas atividades, o brincar também é essencial para o desenvolvimento infantil.

Segundo a psicóloga Joana Valério, “por intermédio da brincadeira, a criança explora e reflete sobre a realidade e a cultura na qual está inserida, interiorizando-a. A experimentação de diferentes papéis sociais (mãe, pai, bombeiro, super-homem) através do faz de conta, permite à criança compreender o papel do adulto e aprender a se comportar e se sentir como ele, constituindo-se como uma preparação para a entrada no mundo dos adultos.

A criança procura assim conhecer o mundo e conhecer-se a si mesma.”, por isso, privar a criança de brincar pode trazer resultados negativos no desenvolvimento da interação dela com o mundo.

O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual. Por meio destes, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa, a autoestima, preparando-se para a inserção ativa na sociedade e para enfrentar desafios.

Para Jean Piaget, um importante nome da educação do século XX, a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Esta não é apenas uma forma de desafogo para gastar energia, mas um meio que contribui e enriquece o desenvolvimento intelectual.

Cabe aos pais definir horários para as brincadeiras, separando um tempo específico do dia para que a criança possa exercitar o seu crescimento pessoal sem atrapalhar as atividades cotidianas, como lições de casa e outras obrigações. É necessário também proporcionar um ambiente adequado para a realização das brincadeiras, de forma a criar uma maior interação social com amigos e familiares, além de tornar possível o monitoramento da atividade.

O brinquedo é um facilitador das atividades lúdicas, o jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, bem como no desenvolvimento do pensamento, da imaginação, da interpretação, da tomada de decisão, da criatividade, do levantamento de hipóteses, da obtenção e organização de dados e do respeito às regras.

A Ciabrink com o objetivo de participar das diversas fases do desenvolvimento da criança, trabalha com várias linhas de brinquedos para proporcionar momentos divertidos e saudável para elas. De quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, memórias, dominós a casinhas e blocos de montar, que enriquecem a brincadeira e fortalecem o laço social e familiar.

No nosso site, você encontra essas e diversas outras linhas de brinquedos, pensadas especialmente para desenvolver as habilidades do seu filho, com categorias separadas por idade, além de indicar que tipos de habilidades motoras e/ou cognitivas cada brinquedo desenvolve nas crianças, enquanto propiciam uma atividade saudável e transformadora. Explore os nossos produtos e encontre a melhor opção para exercitar de forma divertida a cognição e a criatividade do seu filho.

Sugestão de brinquedos para as fases de desenvolvimento da criança

0 a 2 anos

 

2 a 4 anos

 

4 a 6 anos

 

Acima de 6 anos