Como Incentivar a Leitura Infantil?

11 de junho de 2018

É sabido que a leitura traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil, como a melhora nas habilidades de escrita, concentração e raciocínio, além de estimular a criatividade, reduzir comportamentos agressivos e desenvolver o sentimento de empatia (capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa). Os benefícios não param por aí! Como toda habilidade, a leitura deve ser exercitada constantemente, mas como pôr em prática uma atividade tão desafiadora quando existem várias alternativas mais fáceis e divertidas, como a TV e a Internet, por exemplo?

Em muitas das vezes, os pais sabem o quão necessário é incentivar as crianças à leitura, mas não sabem como fazer isso, e acabam criando nelas um sentimento negativo, comparado ao castigo, forçando-as a ler e retirando suas fontes de lazer. Se a criança ainda não é alfabetizada, o problema é ainda maior, causando estresse, diminuindo as chances de sucesso no desenvolvimento da leitura e afetando habilidades imprescindíveis para a vida adulta e profissional.

Cada idade requer uma estratégia diferente para desenvolver a leitura, e o recomendado é que esse incentivo aconteça antes mesmo do primeiro ano de vida. A partir dos 10 meses de idade, a linguagem já começa a se desenvolver, e nessa etapa, a orientação é que os pais usem livros formados por imagens coloridas e atrativas, contando histórias rápidas e simples e aumentando a complexidade e duração enquanto a criança for crescendo.

Para impedir que distrações tirem a vontade da criança de ler, experimente conciliar o hábito da leitura com suas atividades de lazer, permitindo que ela possa assistir televisão ou realizar outra atividade que goste e exercitando a leitura em outros momentos. Para melhorar a recepção da criança em relação a leitura, use a televisão como aliada, criando histórias com os personagens que ela costuma ver na tela. O ambiente digital também pode ser muito útil, já que existem livros digitais com músicas e imagens interativas, que a criança pode tocar e movimentar e podem ser utilizados durante os momentos de diversão.

The Boy with His Head Stuck in a Book. Imagem: Amazon

A capacidade de ler pode definir o sucesso ou o fracasso de uma criança no futuro, e tudo depende de como ela é exposta à leitura nos anos iniciais, por isso, é fundamental saber como criar nela um hábito positivo e divertido. Utilize essas dicas para incentivar seu filho à leitura desde cedo e garanta a ele um futuro pleno e repleto de conquistas. Não custa caro e os benefícios são incontáveis.