O Meu Filho Tem Autismo?

9 de julho de 2019

Se você está preocupado que seu filho posse ter autismo, queremos lembrá-lo de que, mesmo que ocorra um diagnóstico de autismo, ainda há esperança para que você e seu filho possam ter um relacionamento amoroso, comunicativo e fabuloso. Dito isto, também é importante conhecer o mais cedo possível se o seu filho estiver no espectro do autismo para que possa começar a conhecer seu filho onde ele ou ela está – com amor e compreensão.

Então, considere as informações abaixo para determinar se é hora de marcar uma consulta com seu pediatra.

O que é autismo?

Acreditamos que o autismo é um transtorno social,relacional que afeta muitos aspectos da vida de uma criança, incluindo sua capacidade de se comunicar e interagir com os outros. O autismo pode variar em gravidade, desde déficits sociais leves até ao comprometimento total. A condição geralmente aparece nos três primeiros anos de vida.

De acordo com o Centro para Controle de Doenças, o autismo atualmente afeta aproximadamente 1 em 38 crianças nos Estados Unidos. A condição é mais comum em crianças do sexo masculino, que são afetadas 4,5 vezes mais que as crianças do sexo feminino.

Os cientistas ainda não determinaram a causa exata do autismo. No entanto, a pesquisa identificou vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desta condição. Alguns desses potenciais fatores incluem exposições ambientais, como vírus e toxinas, bem como vários problemas genéticos.

O meu filho tem autismo?

A melhor maneira de determinar se deve marcar uma consulta com o seu filho é perguntar se ele ou ela tem algum dos sintomas geralmente associados ao autismo.

E apesar do autismo variar imensamente de criança para criança, aqui estão vários sinais que você pode procurar:

  • Não fazer contato visual com pais, familiares ou outros cuidadores, especialmente durante as refeições.
  • Não responde ao seu próprio nome.
  • Reações impróprias em situações sociais.
  • Sem vontade de compartilhar objetos ou interesses com outros.
  • Incapacidade de entender e seguir instruções simples.
  • Incapacidade de manter uma conversa normal.
  • Padrões de fala anormais.
  • Sem vontade de brincar com os outros.
  • Discurso atrasado.
  • Nenhum desejo de abraçar ou ser mantido.
  • Desenvolvimento de comportamentos repetitivos, como abanar das mãos.

Algumas crianças com autismo podem desenvolver-se normalmente nos primeiros anos de sua vida e, em seguida, mostrar sinais de regressão, enquanto outras podem exibir os sintomas do autismo desde uma idade muito precoce. Se você notou algum dos sintomas acima e se sente preocupado, mencione estas preocupações ao seu pediatra. Ele ou ela poderá avaliar seu filho e determinar se algum dos sintomas pode estar relacionado ao autismo.

A esperança não está perdida!

Para muitos pais, as preocupações com o autismo são injustificadas. Eles levam seus filhos ao médico apenas para descobrir que a criança está se desenvolvendo normalmente. No entanto, para alguns pais, essa fatídica questão, “Terá o meu filho autismo?” Pode marcar o início de uma jornada vitalícia.

Mesmo que seu filho seja diagnosticado com autismo, não há necessidade de abandonar a esperança de que você e sua amável criança possam ter o relacionamento que você deseja.

Nós vimos as crianças melhorar drasticamente ao longo do tempo com as interações adequadas e o cuidado amoroso dos seus pais. Em alguns casos, ainda vimos recuperação total!

Embora alguns profissionais possam dizer-lhe que suas opções são limitadas, pela nossa experiência nem sempre é assim. E seu filho precisa que você seja o seu maior defensor e campeão.

Saiba que seu filho é especial do jeito que ele ou ela é. Resista ao desejo de comparar o seu filho com os outros e, em vez disso, comemore a unicidade do seu filho. Se o autismo se tornar parte da jornada do seu filho, encorajamo-lo a explorar a forma como outros pais caminharam para o sucesso com seus próprios filhos e conseguiram resultados surpreendentes simplesmente aprendendo a estar com seus filhos, no seu próprio mundo, e para ancora-los amorosamente ao mundo tal como o conhecemos.

Fonte
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/autism-spectrum-disorder/basics/symptoms/con-20021148
http://www.cdc.gov/ncbddd/autism/data.html
www.autismtreatmentcenter.org