Existem milhares de jogos de tabuleiro registrados no mundo todo, tão diferentes entre si, que nem parecem ter relação. Jogos de civilizações, jogos clássicos e até jogos de festa. A lista é enorme! Por isso, nós separamos os jogos de tabuleiro mais importantes da história, além de buscar suas origens. Confira.
Mundo Antigo
Os primeiros jogos de tabuleiro registrados são datados em cerca de 7.000 anos a.C., e o jogo mais antigo conhecido chama-se “Mancala”, com origem africana. Trata-se de uma família de jogos praticados com sementes, que têm um viés matemático, pois funcionavam em um sistema de contagem e captura de sementes do jogador adversário. O jogo é tão simples que o tabuleiro podia ser construído com buracos no chão de terra. Esse jogo é considerado o “pai de todos os jogos de tabuleiro”.
Em 4.500 anos a.C., as raízes de outro jogo foram encontradas. Com o nome de “Jogo Real de Ur”, ele consistia em uma espécie de jogo de transporte de peças, em que era necessário mover as peças de um ponto ao outro do tabuleiro. Assim como o Senet, outro jogo semelhante, ele é conhecido como o inspirador de um jogo bem conhecido e atual: o Gamão.
O Pai do Xadrez
Acredita-se que o Chaturanga, um jogo indiano, tenha sido criado cerca de VI anos d.C., e tanto o seu formato quanto suas peças são muito semelhantes ao nosso jogo atual de xadrez, mesmo que algumas regras sejam diferentes. O Chaturanga tinha algumas variantes e podia ser jogado com 2 ou 4 jogadores, e possuía 6 tipos diferentes de peças.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.